O III Congresso da Rede Nacional de Estudos Culturais (RNEC) convida a comunidade científica portuguesa e internacional para a submissão de trabalhos sobre o tema Estudos Culturais – Estudos Inter-Multi-Trans-Pan-Anti-In-Disciplinares. Neste Congresso serão discutidas as diversas vertentes dos Estudos Culturais, à luz da interdisciplinaridade, numa afirmação da constante irreverência, pertinência e vitalidade da área.
As propostas de comunicação deverão:
- Ser apresentadas em português e inglês.
- Ser da autoria de investigadores, docentes ou estudantes de licenciatura, mestrado ou doutoramento, ativamente envolvidos nos Estudos Culturais.
- Ter entre 3 e 4 mil caracteres com espaços, incluindo palavras-chave e referências, e ser enviados no seguinte template para congressornec.2024@gmail.com até 12 de abril de 2024.
A comunicação da aprovação das propostas será enviada até 24 de abril de 2024.
O pagamento das inscrições será realizado após a comunicação da aprovação das propostas, até 15 de maio de 2024.
Caso a comunicação seja aprovada, cada autor e coautor deverá regularizar a sua inscrição.
Os artigos completos deverão ter entre 20 e 25 mil carateres com espaços.
Os artigos completos deverão ser enviados até 30 de setembro de 2024, para congressornec.2024@gmail.com .
Após avaliação por pares, os artigos aprovados serão considerados para publicação em volume editado, com ISBN, a ser lançado durante o IV Congresso da RNEC.
A notificação de aprovação dos artigos será enviada até 30 de outubro de 2024.
As propostas de painéis temáticos deverão:
- Seguir os critérios aplicados às propostas de comunicações.
- Incluir até um máximo de 8 comunicações.
- Ser acompanhadas das propostas de cada uma das comunicações individuais que constituem o painel.
Instruções para a submissão dos artigos completos
- Os artigos completos devem ter entre 20 e 25 mil carateres com espaços, incluindo resumo, legendas, notas e referências bibliográficas.
- Após o título, deverá figurar um resumo com 200 a 300 palavras, na língua original do artigo e em inglês. Este será seguido por cinco palavras-chave na língua original do artigo e em inglês. Por fim, deverá ser incluída uma nota biográfica de até 150 palavras, na língua original do artigo e em inglês.
Formatação do texto
- Corpo: espaçamento simples em páginas tipo A4, letra Times New Roman, 12 pt.
- Elementos gráficos (tabelas, gráficos e figuras): todos os elementos gráficos e tabelas devem ser numerados com legenda. No corpo do texto, as menções aos elementos gráficos deverão aparecer sempre por extenso (e.g., na Tabela 1). As figuras, tabelas e gráficos devem ser inseridos no texto e enviados separadamente em formato JPEG ou o TIFF, com uma resolução de pelo menos 300dpi. As tabelas devem estar em formato editável, sem conversão em imagem.
- Títulos e subtítulos: podem ser numerados para favorecer a leitura do artigo. Devem manter o tipo de letra Times New Roman, 12 pt.
- Aspas: devem ser usadas aspas curvas duplas (“ ”). As aspas são usadas para introduzir citações ou indicar o título de um artigo ou do segmento de uma publicação (capítulo de livro, entrada de enciclopédia, etc).
- Itálico: deve ser usado para indicar títulos de publicações integrais (livros, filmes, etc), para introduzir termos novos ou estrangeirismos.
- Números: usar a expressão verbal por extenso para números de zero a nove e o numeral a partir de 10.
- Devem ser utilizadas notas de rodapé apenas quando estritamente necessário. Não devem ser utilizadas notas de final de texto.
- As referências bibliográficas devem seguir o estilo APA (7ª edição).